sábado, 7 de janeiro de 2012

Dr. Ícaro, o primeiro cotista negro a se formar médico na BA

Salvador - Ícaro Luis Vidal, 24 anos, o primeiro estudante negro a ingressar pelo sistema de cotas no Curso de Medicina da Universidade Federal da Bahia (UFBA), recebeu nesta sexta-feira (06/01), em solenidade no Centro de Convenções de Salvador, o seu diploma de médico.

Ele começou o curso em 2005, na primeira turma a entrar pelo sistema de Cotas na Universidade. A UFBA reserva 2% das vagas para índio-descendentes e 43% para estudantes que tenham cursado o ensino médio em escolas públicas. Do total reservado para as escolas públicas, 85% são para autodeclarados pretos e pardos.

Orgulho

O estudante, que vive numa casa na Ladeira que dá nome a um dos líderes negros da Revolta dos Alfaiates – Manoel Faustino –, com a mãe Raimunda Vidal dos Santos, 47 anos, na Liberdade, exibe com orgulho seu Black Power, mas teve de recorrer a uma cabelereira para poder fazer as tranças necessárias para vestir o capelo – o chapéu de formatura.

A mãe, dona Raimunda fala com orgulho do novo médico. “Ele nunca me deu trabalho, mas sempre cobrei. A média do colégio era 8, mas eu exigia 9. Tenho orgulho dos meus filhos”, acrescenta ela, não esquecendo de incluir a filha Ísis Carine dos Santos, 25, que no mês que vem se forma em Engenharia Química também na UFBA.

Dona Raimunda participou da solenidade de formatura e disse que agora vai cuidar de si. “Dever cumprido. Agora vou cuidar de mim. Espero conseguir uma vaga pelo ENEM”, anunciando que pretende fazer Pedagogia.

Sonho realizado

Segundo o novo médico, o sonho de fazer Medicina começou quando viu crescer a barriga de três tias que engravidaram na mesma época. “Queria saber como tinha entrado, como saía”, lembra, sobre a curiosidade que tinha, quando criança, a respeito do processo de concepção.

Agora, conta que quer ser oncologista. “Conviver com esses pacientes, tão carentes, me despertou para a área. O câncer é uma doença que isola”, afirma.

Concluir o curso não foi nada fácil para o estudante negro. Ele lembra que nos dois primeiros anos, além de freqüentar as aulas do curso, trabalhava e fazia curso técnico em Química, no Instituto Federal da Bahia (IFBA, o antigo CEFET), o que permitiu se formar como perito técnico da Polícia Civil.

Chegava em casa sempre depois das 23h e normalmente estudava até as 2h da madrugada. Era comum adormecer sobre os livros. “Nunca repeti em nenhuma matéria”, afirma. Sobre o sistema de cotas ele comenta: “A cota facilita a entrada, mas sair depende de você”.

Além de festejar a vitória da formatura, Ícaro passou em um concurso para médico do Programa Saúde da Família (PSF) e comenta que, ao ver as entrevistas dos médicos do Hospital Sírio Libanês que atendem ao Presidente Luis Inácio Lula da Silva, que se trata de um câncer na laringe, pensou alto. "Um dia, eu é que vou estar aí".


Fonte: http://www.geledes.org.br/

7 comentários:

  1. Muita luz, muita energia positiva, sucesso, e com certeza o que você almejar vais conseguir, pois apenas aquele que batalha, corre atrás dos seus sonhos, conquista o seu espaço e pode ter certeza que o teu está garantido! Fiquei muito feliz por você, pois me identifiquei com tua história, estou cursando uma faculdade na área da saúde Fisioterapia, e também entrei pelas Cotas,e é como você disse, entrar é fácil, difícil é permanecer! Parabéns, e obrigada por ser mais um dos exemplos da minha vida! :)

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela estória de superação Ícaro!
    Só você e seus familiares sabem o tamanho da tua luta!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Ícaro! os sonhos estão aí para serem conquistados!!

    ResponderExcluir
  4. Parabens Icaro. Este teu sonho realizado, também é nosso sonho.

    ResponderExcluir
  5. Quero muitos Icaros nos cursos de medicina! Salve Ícaro, salve as cotas e ações afirmativas!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...