segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Assembleia Legislativa discute condições de trabalho das baianas de acarajé

A preservação da história e do patrimônio das baianas de acarajé é tema de audiência pública nessa terça-feira (06) na Comissão Especial de Promoção da Igualdade da Assembléia Legislativa da Bahia (Cepi). O objetivo do encontro, que acontece às 9h30 na sala José Amando, é discutir as condições atuais de trabalho das baianas, instituídas nacionalmente como patrimônio imaterial, e as regras estabelecidas pelo decreto municipal 12.175/1998, que trata, dentre outros aspectos, da padronização de indumentária e do tabuleiro utilizado.

“Há um descontrole no crescimento da atividade, o que tem comprometido a qualidade do produto e a própria história das baianas de acarajé. Nosso objetivo é juntar estes profissionais e órgãos interessados para discutir alternativas de melhorias”, explicou o presidente da Comissão, o deputado estadual Bira Corôa.

Foram convidadas para a audiência a secretaria municipal de Reparação (SEMUR) e de Serviços Públicos e Prevenção à Violência (SESP); a secretaria de Promoção da Igualdade do Estado da Bahia (SEPROMI); Associação das Baianas de Acarajé e Mingau (ABAM); Conselho de Desenvolvimento da Comunidade Negra (CDCN); Conselho Municipal da Comunidade Negra (CMCN); Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN); Superintendência de Patrimônio da União e representação baiana do Ministério da Cultura (MinC).

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...