segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Comissão discute experiências pedagógicas de inclusão de jovens negros e promoção da igualdade

Experiências em educação com foco na inclusão social de jovens negros, a exemplo das atividades desenvolvidas por entidades como Instituto Steve Biko, Olodum, Ilê Aiyê, Malê de Balê e Opó Afonjá, serão debatidas em audiência pública na Comissão de Promoção da Igualdade (Cepi) do Legislativo baiano, nesta terça-feira (30), a partir das 9 horas.

Segundo o deputado Bira Corôa (PT-BA), presidente do colegiado, o objetivo é oferecer ao Estado, sobretudo aos órgãos de Educação, práticas pedagógicas ricas para o desenvolvimento da cidadania e da consciência negra. “Já existe uma metodologia educacional desenvolvida por estas entidades, condizente com a realidade dos educandos, que pode ser incorporada à rede de ensino”, afirma o parlamentar.

Bira Corôa também destaca que as ações desenvolvidas pelas entidades vão ao encontro da Lei 10.639, sancionada pelo ex-presidente Lula em 2003, que inclui no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”.

Além das instituições, foram convidadas para o evento representantes do Instituto Anísio Teixeira (IAT), da Secretaria de Reparação de Salvador, das secretarias estaduais de Educação (SEC) e da Promoção da Igualdade (Sepromi), além das secretarias de Educação dos municípios de Camaçari, Salvador, São Francisco do Conde, São Félix, Governador Mandageira, Lauro de Freitas e Vitória da Conquista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...