quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Agosto, mês do desgosto?


13a Caminhada Azoany
Certamente o ditado popular que nos remete a isto, no caso do Brasil, tem muito a ver com o elo da colonização portuguesa, posto que lá, as mulheres evitavam se casar neste mês por conta das expedições que partiam em busca de novas terras e com isto o medo de ficarem sem lua de mel e até mesmo viúvas faziam com que as mesmas evitassem casamento neste mês. No nordeste as crendices contribuíram com isto ao dar conta de que no dia 24 de agosto, Dia de São Bartolomeu é o dia em que o diabo anda solto pelo mundo, bem no meio dos mortais.
Para numerologia o mês 8 é o mês do julgamento e da justiça, já na China é o número da prosperidade. E é justamente a partir dessas crendices que faço uma breve análise sobre este mês e as terríveis notícias que nos assolam.
A atual conjuntura nacional mostra as sucessivas alterações necessárias para combater a corrupção em alguns ministérios do governo federal, e a crise da segurança pública ao contarmos cotidianamente os corpos negros e jovens no mármore frio dos IMLs, sem esquecer o campo político de esquerda, percebe-se a manutenção da dificuldade de defendermos os nossos indevassáveis limites ideológicos. O panorama internacional é de dúvidas com relação aos mercados internacionais, ao sistema financeiro norte americano e mundial, além da certeza da fome que assola o continente africano no seu chifre, através da Somália, Quênia e Etiópia.
A boa notícia é que este é o mês que nos remete a Azoany, ao seu reinado e a ancestralidade africana. Azoany, Omolú ou Obaloayê é o Inquisse/Orixá da cura. Apresenta-se sob um manto de palhas, daí a nossa insegurança, o nosso medo do desconhecido, do outro a que não temos pertencimento, mas daí também a necessidade de adotarmos novos rumos, novas posturas e entender que muitas vezes o remédio pode parecer diferente, estranho e amargo, mas cura.
Nas Religiões de Matrizes Africanas, agosto é o mês de transformações, de ousar. Mês de curar as doenças e as mazelas, certamente por isto os enfermos ou fragilizados sentem a angústia pela aproximação deste mês, pelos diversos sofrimentos que os afligem, pois quem está doente tem dificuldade de enxergar as saídas e alternativas. Concentra-se na dor e não na doença que a causa. O filósofo francês Paul Ricoeur sustenta que toda a causa é motivo, mas nem todo o motivo é causa. Mas, como diriam as minhas egbomys (mais velhas e sábias) lá do Terreiro, meu filho “isto é outra história”, principalmente para os bons entendedores.
Agosto tende a ser o mês de novos rumos para os mais audazes. Momento onde acontecem rupturas positivas, até para muitos céticos e ateus, que mesmo sem saber ou acreditar as adotam como algo necessário.
Assim fizeram aqueles ex-militantes da Articulação de Esquerda que desejam sonhar e resgatar as bandeiras e causas muitas vezes tratadas como perdidas como bem traduz o filósofo político e pensador marxista esloveno Slavoj Zizec no livro “Em Defesa das Causas Perdidas” ao nos afirmar que o pensamento social crítico relacionado às lutas revolucionárias não pode ficar a deriva, ou na defensiva. Então que possamos partir para o ataque, respeitando, é claro, os valorosos companheiros de luta que se mantiveram, mas que sigamos aglutinando os valores revolucionários da modernidade.
Trabalhadores, ou melhor, movimento sem terra, mulheres, negros, LGBT, Religiosos de Matrizes Africanas e todas as frentes de luta, mesmo com suas identidades e idiossincrasias, uni-vos.
Enfim, se para uns Agosto é o mês do desgosto, para outros, Agosto é esperado com muito gosto!

Marcos Rezende.
Historiador | Coordenador do Coletivo de Entidades Negras | Ogan do Ilê Axé Oxumarê

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...