terça-feira, 1 de março de 2011

Coordenador do CEN elogia ações municipais voltadas às crianças e adolescentes

"Eu acredito que Vitória da Conquista é um exemplo a ser seguido e vir para cá é uma forma de aprendermos e levarmos essa experiência para todo o Estado", disse Marcos Rezende.

Com o tema “A Criança, o adolescente e a conquista da cidadania – Uma visão étnico-social”, Marcos Rezende, assessor parlamentar da Comissão de Promoção da Igualdade e Coordenador Geral do Coletivo de Entidades Negras/CEN-BA palestrou na abertura do Seminário Municipal “A criança, o adolescente e a conquista da cidadania”, na noite desta segunda feira (28). O evento, destinado aos mais de 250 educadores da Rede Municipal de Atenção e Defesa da Criança e do Adolescente, é uma realização da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social.

Marcos iniciou a palestra chamando a atenção para a necessidade de combater as desigualdades que atingem crianças e adolescentes no país, especialmente o racismo e reiterou a importância da conscientização da comunidade junto aos órgãos públicos para combaterem o racismo. “Por mais que o prefeito, o judiciário e o executivo trabalhem em prol da qualidade de vida e defesa dos direitos das crianças e adolescentes, é importante ter um esforço de cada cidadão, independente de ser educador, para mudar o quadro de racismo institucional e da violência contra a criança e adolescente porque só assim teremos uma verdadeira transformação social”, afirmou.

Segundo Marcos, uma série de dados demonstra que boa parte dos educadores, independente da cidade ou Estado, carrega em si a característica da discriminação. “Embora seja algo difícil de mensurar, porque ninguém diz que é racista, não podemos negar a necessidade de discutir e combater o racismo para fazer com que os educadores consigam tratar de forma igual a criança e o adolescente”, disse.


Marcos destacou ainda que ações como o seminário são para intensificar e fortalecer as que já existem na cidade. “Os elementos que temos sobre a Prefeitura de Vitória da Conquista e sobre o que o prefeito Guilherme Menezes vem desenvolvendo com toda a sua equipe há algum tempo demonstram a seriedade e compromisso desta gestão para com as crianças e adolescentes. Eu acredito que Vitória da Conquista é um exemplo a ser seguido e vir para cá é uma forma de aprendermos e levarmos experiência para todo o Estado”, declarou.

Nesta terça (1º) e quarta (2), especialistas das áreas de assistência social, psicopedagogia e jurídica ministrarão palestras com as discussões mais atuais sobre o tema criança e adolescente. A partir das 8h no Auditório do Polo Permanente de Educação do Cemae, situado à Avenida Olívia Flores.

Conheça mais sobre a Rede Municipal de Atenção e Defesa à Criança e Adolescente – Engloba diversos projetos como o Programa Conquista Criança e o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, além de atender 13 entidades governamentais e não-governamentais do município oferecendo cursos educacionais e profissionalizantes às crianças e adolescentes participantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...